Existe tele atendimento pelo SUS?

Sim, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos canais de atendimento, incluindo o atendimento telefônico. Isso permite que os pacientes possam realizar consultas, agendar exames e marcar consultas com médicos sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde. Além disso, também existem aplicativos de saúde e plataformas digitais, que permitem aos pacientes realizar consultas online e acessar informações sobre saúde.

Como é feito as consultas online pelo sus?

As consultas online pelo SUS podem ser feitas através de plataformas digitais ou aplicativos de saúde disponibilizados pelo governo. Essas plataformas geralmente requerem que o paciente se cadastre, informando seus dados pessoais e de saúde. Em alguns casos, é necessário que o paciente já tenha um número de prontuário eletrônico (e-SUS) ou que o mesmo seja criado no ato do cadastro.

Uma vez cadastrado, o paciente pode agendar sua consulta online, escolhendo a especialidade médica e a data e hora desejadas. Algumas plataformas permitem ainda que o paciente envie informações adicionais, como exames realizados anteriormente, para que o médico tenha uma melhor compreensão do seu caso.

Na data agendada, o paciente é conectado com o médico através de uma chamada de vídeo, onde é realizada a consulta. O médico pode prescrever exames e medicamentos, e encaminhar o paciente para atendimento presencial se necessário.

É importante lembrar que ainda não é possível realizar todos os tipos de atendimento online e alguns procedimentos e tratamentos só podem ser realizados presencialmente.

Como agendar uma consulta online pelo App Sus

Para agendar uma consulta online pelo app SUS, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Baixar e instalar o aplicativo de saúde do SUS no seu dispositivo móvel. O nome do aplicativo varia de acordo com a região, mas ele geralmente é chamado de “Minha Saúde” ou “e-SUS”
  2. Realizar o cadastro no aplicativo, informando seus dados pessoais e de saúde. É necessário informar o número do cartão do SUS ou do CPF. Se você já tem um número de prontuário eletrônico (e-SUS), pode utilizá-lo para se cadastrar.
  3. Após o cadastro, acessar a opção “Agendamento” ou “Consultas” no menu do aplicativo.
  4. Escolher a especialidade médica desejada e a unidade de saúde mais próxima. Alguns aplicativos permitem escolher a data e hora da consulta, outros oferecem somente a opção de escolher o dia.
  5. Confirmar o agendamento e aguardar o dia da consulta. No dia da consulta, o paciente deve acessar o aplicativo no horário agendado e iniciar a chamada de vídeo com o médico.

É importante lembrar que algumas consultas online podem ser realizadas somente com médicos da sua região e que a disponibilidade de horários e especialidades varia de acordo com cada unidade de saúde.