Mídias Sociais x Charges e Cartuns

A mídia social hoje está presente na vida de todos. É um ótimo utensílio para quem precisa fazer um contato rápido. Antigamente era possível a ligação pelo celular, SMS, cartas e outros. Hoje em dia isso ainda é possível, mas as mídias sociais estão aí para facilitar a sua vida! Além de rápido é prático, é só pegar o telefone e enviar uma mensagem via WhatsApp, em questão de minutos a pessoa pode te responder. Além das mensagens, a internet está aí para qualquer coisa, como por exemplo achar um restaurante perto de você, baixar um vídeo da internet para assistir mais tarde, marcar aquele encontro com os amigos e várias outras coisas.

Entretanto a maior vantagem das redes sociais hoje é a facilidade e a propagação de notícias e informações que circulam nelas. A rede social mais usada hoje e o Facebook. Algumas pessoas acreditam que pode ser ruim para a sociedade, por conta de muita gente gastar o dia todo vendo a telinha. Entretanto você já parou para pensar o quanto de informação que você recebe por dia? Política, religião e qualquer outro conteúdo que você desejar.

Além disso, as redes são um grande meio de liberdade de expressão, lá você pode publicar tudo o que quer. E também pode ser um grande recurso para você saber da situação política do pais, porque muitos chargistas e cartunistas postam seus trabalhos nessas redes. Muitas pessoas acabam compartilhando essas charges por conta de conter um humor e uma crítica sobre algum fato atual do país. Como por exemplo a charge do Duke sobre o Presidente Michel Temer.

Nós sabemos que muitas pessoas estão insatisfeitas com o governo atual e como os chargistas retratam a crítica, muitas pessoas acabam compartilhando e curtindo essas artes feitas por vários artistas brasileiros

Além de política, muitas charges são sobre futebol, religião, clima ou também podem ter cartuns sobre qualquer assunto! Essas obras sempre terão o humor como base e como sempre está em mídias sociais, sempre será propagado.

Elas também podem ser encontradas em revistas, porem hoje o principal meio de publicar uma charge ou cartum são pelos jornais impressos. A rede social é um meio que ajuda muito, entretanto, alguns cartunistas e chargistas afirmam, que é pela publicação no jornal que mais dão rende lucro.

É pela mídia também que você fica sabendo sobre as notícias do dia e pode aprender sobre qualquer tema. Muitas das vezes a televisão apresentam matérias, reportagens, mas não mostram de forma real. O que muitos chamam de “alienação”. A internet está aí para desbancar as notícias “superficiais” e para permitir que nenhuma pessoa seja “alienado”. Apesar de que temos que saber filtrar tudo o que lemos, porque nela também encontramos o que é chamado de “fake news”, na tradução do português é “noticia falsa”. Muitas pessoas são enganadas por isso. O que se aconselha a fazer é procurar mais de uma matéria, ou reportagem que dia a mesma coisa, pois assim você pode ter mais de uma fonte comprovando que aquilo é verdade! Quanto mais melhor.

Algumas pessoas podem ter dificuldade em interpretar algumas charges e cartuns encontrados na internet. Como fazer uma interpretação correta? Primeiramente você precisa saber o contexto da charge. Depois você precisar estar ligado de como está esse contexto na sociedade de hoje. Por último você precisa juntar o contexto de hoje com a frase e o desenho da charge, pois assim, as coisas poderão fazer sentido e você perceberá a crítica e o humor embutido no conteúdo da charge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *